SALA DE IMPRENSA

23/02/2015

FESENALBA/RS apoia retomada das atividades do IDS

DSC_2672

Com apoio financeiro da FESENALBA, Curso de Qualificação de Assistentes de Homologações de Rescisão de Contrato de Trabalho, realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2014, o Instituto de Direito Social/IDS qualificou 23 homologadores e lideranças sindicais. A referência de origem geográfica mostra a diversidade de presenças e o interesse de várias instituições e sindicatos do Rio Grande do Sul e do Brasil para o tema. O destaque foi a participação de homologadores dos Estados do Tocantins e do Rio Grande do Norte. Esta múltipla origem demonstra a necessidade de aprofundamento e qualificação que existe em todo o território nacional. O interesse é crescente após a responsabilização que o Ministério Público e o Ministério do Trabalho e Emprego têm repassado às entidades sindicais os serviços de homologação.

Na reunião da FESENALBA/RS do dia 23 de fevereiro, o Presidente do IDS, Elton Bozzetto, apresentou o relatório contábil e metodológico do curso. O documento foi entregue ao Presidente da FESENALBA/RS, Antônio Johann. Ele destacou a importância do apoio da Federação para a retomada das atividades do Instituto. “A realização desta atividade deve-se a ousadia para implementar o programa e a precisão no atendimento de uma demanda crescente do movimento sindical. Acrescente-se a esses dois aspectos a vital sensibilidade, compreensão e contribuição da FESENALBA/RS com o aporte de recursos financeiros que viabilizaram a iniciativa”.

Ele afirmou que é atribuição do Estado qualificar os operadores das políticas e ações públicas. No entanto, as organizações da sociedade civil podem atuar subsidiariamente, o que o IDS tem feito. Conforme levantamento realizado pelo Instituto, 94% dos participantes avaliaram como bons e ótimos o conteúdos, a abordagem e a proposta pedagógica do curso. “O indicador reposiciona o entusiasmo da diretoria do IDS para o atendimento de novas demandas e na prestação de serviços de qualificação”.

Johann disse que novas parcerias com a FESENALBA/RS poderão ser executadas na formação de novos e futuros sindicalistas, pois o processo de renovação da atividade sindical demanda qualificar as pessoas”.