SALA DE IMPRENSA

2/01/2019

Recebida contraproposta do SESC e SENAC

No dia 20/12/2018 a FESENALBA recebeu a contraproposta de acordo coletivo de trabalho do SESC e do SENAC, em resposta a pauta de reivindicações elaborada em comunhão de esforços com os empregados, atendendo os principais pleitos para fortalecer a relação de trabalho.

A divulgação do conteúdo da contraproposta está sendo realizada apenas agora, posto que desde o momento em que a recebemos pleiteamos a evolução de alguns itens que compuseram volumoso pleito dos trabalhadores. Todavia, não obtivemos êxito em melhorar ainda mais a contraproposta patronal.

Assim, imbuído da mais absoluta transparência, disponibilizamos abaixo o link que dá acesso ao texto final da negociação a ser apreciada pelos funcionários.

Destacamos que a muitos anos estamos pleiteando a implantação de sistema de complementação para quem se vê assolado com alguma doença e é obrigado a ser encaminhado para auxilio previdenciário, recebendo benefício inferior ao salário. Nesse momento de dificuldade, além do problema de saúde, acaba encontrando problemas financeiros. Não obstante, finalmente conseguimos alcançar mais essa conquista para os funcionários do SESC e do SENAC. Uma conquista que levou alguns anos para ser amadurecida, mas foi finalmente aceita.

Neste momento de incerteza jurídica e econômica com ameaça de corte de verbas ao Sistema “S”, as direções (SESC e SENAC) se mostraram cautelosas. Fizeram concessões, como pode ser observado, mas com certa prudência. O mais importante é que foi possível manter todos os benefícios que o sindicato conseguiu gradualmente negociar.

Ressaltamos que os empregados serão consultados, em momento oportuno, se concordam e autorizam a firmar o acordo coletivo e a continuar mantendo a subsistência da entidade sindical.