As negociações coletivas realizadas pelo SENALBA/RS e FESENALBA neste ano estão bem posicionadas. O DIEESE acaba de divulgar o balanço das negociações realizadas em maio e registradas no Sistema Mediador até 9 de junho. O Presidente do SENALBA/RS, Elton Bozzetto, salienta que “ficamos bem posicionados, porque as nossas negociações registraram ganhos reais aos trabalhadores, além de repor o INPC do período vincendo”.
Segundo o DIEESE, no mês de maio, 67,9% dos 815 reajustes registrados no Sistema Mediador, até 9 de junho, tiveram ganhos reais e 12% ficaram iguais ao INPC. O percentual de resultados inferiores à inflação atingiu 20%, subindo em relação a abril, quando ficou em 18,2% (atualizado após inserção de novos dados no Mediador e divulgação do último boletim do DIEESE).
Bozzetto afirmou que é importante assinalar que nenhuma de nossas negociações está no percentual dos 20% que tiveram alguma perda para o trabalhador. Conforme a pesquisa do Dieese, o nosso segmento foi o que obteve os melhores resultados em reajustamento salarial das negociações coletivas nos primeiros cinco meses do ano. “O nosso posicionamento neste ranking revela o compromisso de negociações sérias, com resultados objetivos e conquista de benefícios que vão além do reajustamento salarial, promovendo bem estar para os trabalhadores e suas famílias”.