SALA DE IMPRENSA

30/01/2019

Acordo Coletivo assegura novo benefício para empregados de SESC e SENAC

Os empregados de SESC e SENAC já perceberão na próxima folha de pagamento as vantagens negociadas pela FESENALBA/RS e fixadas no Acordo Coletivo para 2019.  Mesmo diante de um contexto de ameaças e de incertezas para os trabalhadores, a entidade sindical manteve, através de negociação, as cláusulas anteriormente acordadas, garantiu a manutenção dos postos de trabalho e conseguiu um reajustamento salarial para os empregados do SESC de 100% do INPC/IBGE para os grupos de 1 a 10 e 50% nas faixas de 11 a 13, para os empregados do SENAC, 100% do INPC para as faixas de 01 a 13 e 50% para as faixas de 14 a 16. O percentual de reajuste no período revisando(01.01.2018 a 31.12.2018) foi de 3,43% medido pelo INPC/IBGE.

Um novo benefício foi conquistado na negociação coletiva feita pelo sindicato. Foi assegurada  a concessão de complementação previdenciária aos empregados afastados por doença. O Presidente da FESENALBA/RS, Antônio Johann, afirmou que esta era uma reivindicação antiga da categoria, que agora foi assegurada. “Conseguimos aumentar também o valor do Vale Refeição/Alimentação em 4,08%”. Com esse reajuste o vale passa ao valor de R$ 22,00.

O auxílio creche também teve reajuste passando a R$ 230,00 por mês. O valor representa um aumento de 15% acima da inflação. Outra reivindicação dos trabalhadores foi assegurada no Acordo Coletivo. Haverá flexibilização para o início do período de férias, desde que seja solicitada pelo empregado. Johann afirmou que durante a rodada de diálogo com os trabalhadores e via e-mail o sindicato recebeu e ouviu muitas reivindicações para compor a pauta. “A negociação foi árdua, mas o sindicato conseguiu alguns avanços importantes em tempos de incerteza. Por isso, saudamos a contribuição e o apoio dos empregados nesse processo de negociação com as entidades empregadoras. Esperamos que os empregados reconheçam o esforço de todos e mantenham seu apoio ao sindicato”.