SALA DE IMPRENSA

27/07/2021

SENALBA/RS eleito para COMATHAB de Porto Alegre

O SENALBA/RS foi eleito na noite da última terça-feira(20 de julho) como membro titular do Conselho Municipal de Acesso à Terra e Habitação de Porto Alegre(COMATHAB). O órgão é responsável pela proposição e deliberação de políticas públicas na área habitacional, bem como a discussão sobre os procedimentos relacionados à regularização fundiária na Capital. A entidade sindical representa as organizações da sociedade civil que compõem um terço da nominata do COMATHAB.

Com o voto de todos os integrantes da assembleia, o Presidente do SENALBA/RS, Elton Bozzetto, foi eleito como titular, tendo como suplente o Diretor de Patrimônio, Antônio Johann. Bozzetto afirmou que a eleição foi uma honra para o SENALBA/RS, por ser o único sindicato de trabalhadores a integrar o conselho. “Vamos atuar com firmeza na proposição de medidas e projetos que assegurem a garantia do direito à moradia e pela implementação de cooperativas habitacionais. Ele argumenta que as cooperativas são instrumentos que contribuem para a redução de custos da casa própria e pela elevação social, em razão da autogestão dos empreendimentos pelos próprios moradores.

Nesta terça-feira, 27 de julho, às 19h, acontece a primeira reunião formal do conselho, quando serão eleitos os integrantes da presidência do conselho. Na mesma sessão, presidida pelo Diretor-Geral do DEMHAB, André Machado, acontece a posse dos conselheiros, que irão ocupar as funções pelo período de dois anos. Em razão dos protocolos de distanciamento social, a sessão solene será realizada de maneira virtual.