SALA DE IMPRENSA

12/03/2015

FESENALBA/RS perdeu seu secretário

DSC_0073

O sindicalismo gaúcho perdeu, no dia 12 de março, uma de suas grandes lideranças. O Presidente  do SENALBA/Cruz Alta, Valdeci Lorenzon, faleceu vítima de um ataque cardíaco.

Ele integrava a Diretoria da FESENALBA/RS, na função de Secretário. Em 7 de junho de 1990, foi o proponente da criação e primeiro presidente do SENALBA de Cruz Alta, com base territorial no município de Cruz Alta. Ele foi sepultado, às 18h do mesmo dia, no Cemitério da Paz, em Cruz Alta.

Mesmo tendo como sede sindical a cidade de Cruz Alta, Lorenzon atendia os trabalhadores das cidades de Ijuí, Panambi, Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Jóia e Augusto Pestana. Ele percorria esta região do Estado levando informações, orientação  e formação para os trabalhadores das entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social e  de Orientação e Formação Profissional. Em sua última entrevista para a Revista do SENALBA/RS, expressou os sentimentos de sua dedicação à vida sindical: “Nosso objetivo é tornar o sindicato conhecido e que os trabalhadores saibam da importância de sua função representativa e de seu papel necessário nas negociações salariais”.

O Presidente da FESENALBA/RS, Antônio Johann, afirmou que a partida de Lorenzon entristeceu a todos, porque se tratava de  uma grande liderança regional. “Lorenzon era um líder atualizado. Participou intensamente da vida sindical, com presença marcante nos Seminários dos SENALBAS  do Brasil e nas atividades dos SENALBAS do Rio Grande do Sul”.