SALA DE IMPRENSA

16/04/2020

Prorrogada as negociações para a nova Convenção Coletiva de Trabalho

Diante dos impactos negativos do isolamento social provocado pela ocorrência do COVID-19, A FESENALBA/RS firmou aditivo das convenções coletivas com o SECRASO, SINDICLUBES e com o segmento de academias, escolas de dança, estúdios de pilates, escolas de natação, centros esportivos e outras entidades análogas. O termo visa estender a vigência da Convenção Coletiva, que tinha validade até 31 de março de 2020, pelo prazo de 90 dias, como prevê a MP 927.

Diante do fato das negociações coletivas estarem inseridas no momento mais importante de contenção da crise epidemiológica e recessão das atividades econômicas e profissionais, a federação que representa os trabalhadores achou conveniente aceitar a proposição das entidades patronais.

O aditivo prevê que ao final da vigência do Termo Aditivo, as entidades patronais ficam obrigadas a oferecer uma contraproposta para a pauta de reivindicações da categoria profissional. A data base para a categoria permanece em 1º de abril. Portanto, as cláusulas ajustadas terão efeito retroativo, inclusive as relacionadas ao reajustamento salarial.

O Presidente da FESENALBA, Antônio Johann, afirmou que é prudente essa medida para evitar que haja desemprego ou prejuízos que afetem as condições de vida e bem estar dos trabalhadores. “Estamos observando o que a Medida Provisória 936/2020 estabelece, a fim de garantir emprego e renda para os trabalhadores, neste período de crise”.